Acesse o conteúdo


Critérios


Uma vez, durante uma reunião do júri, um dos jurados, a quem um projeto interessante de outra língua acabara de ser apresentado, levantou-se repentinamente e exclamou com entusiasmo: “Meu voto é seu. Algo assim também precisamos no nosso país!”

Com esta anedota introdutória (e verdadeira), queremos apontar um critério essencial de avaliação, que distingue esta competição de demais premiações. O multilinguismo consequente do Bobs e a composição internacional do júri têm por objetivo incentivar, promover e prestar reconhecimento a ofertas de conteúdo de excelente qualidade da web, para além das fronteiras da língua.

Dependendo da categoria, são atribuídos diferentes pesos de avaliação a critérios de conteúdo, funcionais e formais. Distinguimos três áreas:

Conceito

  • Ideia e abordagem conceitual, implementação, valor da informação

  • Tema, relevância social

  • Discurso apropriado ao público-alvo, poder de persuasão

  • Estilo de linguagem

  • Engajamento contínuo e de longo prazo

  • Transparência e credibilidade

Criatividade

  • Originalidade visual, design artístico, melhor uso possível das possibilidades da internet como meio de comunicação.

Inovação

  • Valor de inovação ou exclusividade da oferta

Os referidos aspectos servem como pontos gerais de orientação para a discussão do júri.

Além disso, há alguns critérios específicos do Bobs, que se referem principalmente às quatro categorias internacionais na votação do júri.

É preciso esclarecer a questão se um candidato é tão impressionante e exemplar, que merece ser reconhecido internacionalmente. Trata-se de uma perfomance única, talvez até mesmo com risco de vida, de um ativista ou blogueiro que podemos proteger e incentivar por meio de um prêmio internacional? Trata-se de um projeto inovador, cujas ideias e sucesso possam ser transportados para outras línguas? Se uma dessas perguntas pode ser respondida com “sim”, então é um candidato adequado para o Bobs.

Estão excluídos categoricamente do concurso conteúdos racistas, obscenos, sexistas, xenófobos, discriminatórios ou ofensivos. O mesmo vale para contribuições ou materiais que conclamam à violência. Rejeitamos o fundamentalismo religioso e o extremismo político da mesma forma que o antissemitismo, o racismo e a xenofobia.

Critérios para o Prêmio do Público: os Prêmios do Público são concedidos com base no número de votos de cada candidato nomeado. O Prêmio do Público vai para o projeto ou blog com maior número de votos (um vencedor por categoria).