Acesse o conteúdo


Regras


Primeira fase: as sugestões dos usuários

Com o início da competição, usuários de internet de todo o mundo são convidados a apresentar candidatos para todas as categorias em 14 línguas.

  • Os usuários poderão sugerir somente websites nas 14 línguas da competição: alemão, árabe, bengali, chinês, espanhol, francês, híndi, indonésio, inglês, persa, português, russo, turco e ucraniano.

  • É permitida a autoinscrição.

  • Os websites sugeridos devem ser acessíveis a todos.

  • Websites da Deutsche Welle ou de funcionários da Deutsche Welle não estão autorizados a competir.

  • Websites ou perfis de membros do júri ou projetos em que têm participação significativa também não estão autorizados a competir.

  • Nós não aceitamos nenhuma candidatura que, de alguma forma, apresente conteúdos ofensivos, racistas, sexistas, discriminatórios e obscenos ou que faça links a esses.

  • É suficiente que um candidato seja sugerido só uma vez. A frequência com a qual um candidato é nomeado não tem nenhuma influência sobre suas chances de premiação.

Segunda fase: o júri determina os finalistas

Cada um dos jurados recebe uma lista com todas as candidaturas em seu idioma. Há um membro do júri para cada língua. Eles vão analisar e avaliar as propostas e, então, determinar de acordo com as regras e critérios do concurso os finalistas em sua região linguística. Nas categorias por idioma, cada jurado escolhe, respectivamente, cinco finalistas.

Nas categorias internacionais, cada jurado indica somente um finalista, de forma que, no final, há um candidato de cada língua – um total de 14 nomeados por categoria internacional. Os jurados também podem sugerir seus próprios candidatos para o concurso. Caso um jurado não queira determinar um candidato para uma categoria, um candidato reserva de outra língua assume o seu lugar. A cifra final 14 resulta do número de idiomas envolvidos na competição.

Na equipe do Bobs, um redator falante nativo das redações da Deutsche Welle está disponível para cada idioma. Ele assessora seu respectivo jurado e aconselha em caso de dúvidas. Cada um dos jurados, no entanto, tem autonomia para escolher os finalistas em seu língua.

Terceira fase: votação online e reunião do júri

Na votação online, os usuários determinam através de seus votos os ganhadores dos Prêmios do Público em cada categoria.

  • A votação começa depois que o júri internacional tenha determinado os finalistas em todas as categorias.

  • A cada 24 horas, o voto é permitido somente uma vez por categoria, idioma e rede social.

  • É permitido votar em si mesmo.

  • A votação online determina o vencedor do público em todas as 18 categorias. Paralelamente, os jurados escolhem os vencedores dos Prêmios do Júri nas quatro categorias internacionais.

Para a decisão do júri sobre os vencedores, os jurados se encontram, a convite da Deutsche Welle, para uma reunião em Berlim. Caso um jurado não possa estar presente, o respectivo redator do Bobs assume o seu lugar, agindo conforme as instruções do jurado. O júri discute e determina os vencedores somente nas categorias internacionais. O júri é presidido por um funcionário da Deutsche Welle sem direito a voto regular.

Somente os membros do júri internacional podem votar. A decisão é tomada pelo júri através de maioria simples em diversos turnos de votação. Somente no caso de empate, o voto decisório caberá ao presidente do júri. Cada jurado apresenta, por categoria, seu candidato aos demais membros do júri. Após a apresentação de todos os candidatos, acontece a primeira votação. Os três candidatos com maior número de votos são tema de discussão. Segue-se então a segunda votação para determinar os últimos dois candidatos. Depois de uma discussão final, uma última votação determina os ganhadores dos Prêmios do Júri.

O anúncio dos vencedores é realizado nesta página de internet.