Acesse o conteúdo


A votação está aberta!


 Bobs-2014_Milestoneposting_VoteNow_600x240px

Agora é a vez de vocês! Nosso júri internacional escolheu os 154 candidatos que concorrem aos prêmios da décima edição do The Bobs. A partir de agora até o dia 7 de maio, é possível votar nos finalistas das 14 regiões linguísticas. Com o seu voto, vocês poderão escolher os ganhadores dos Prêmios do Público.

Agradecemos aos nossos jurados. Sem a ajuda deles, este prêmio não seria possível. Ao avaliar as mais de 3 mil propostas apresentadas, temos certeza de que, assim como nós, eles também se depararam com projetos impressionantes e incrivelmente criativos.

Primeira Guerra em bonecos

No centenário da Primeira Guerra Mundial, uma francesa retratou o conflito através de bonecas de tricô. Ela denominou o ambicioso projeto de “First Wool War”, que foi nomeado, naturalmente, na categoria Mais Criativo e Original. Entre os candidatos mais sérios, estão, por exemplo, o site “The Intercept”, do jornalista Glenn Greenwald, ou a rede anticensura “Lantern”.

Não é preciso falar 14 línguas para apreciar as nomeações. Todos os candidatos estão acompanhados de uma pequena descrição e convidam vocês a dar uma pequena volta ao mundo pelo ativismo online.

Regras fáceis de votação

Até o dia 7 de maio, é possível votar uma vez em determinada categoria a cada 24 horas. Os candidatos com o maior número de votos ganham os Prêmios do Público. Mais informações podem ser encontradas na seção regras.

Todos os vencedores do Bobs 2014 serão anunciados no dia 7 de maio. Os ganhadores dos Prêmios do Júri serão convidados a receber a sua premiação na Alemanha, em 30 de junho de 2014, durante o Deutsche Welle Global Media Forum, em Bonn.

Desejamos boa sorte a todos os candidatos.

A votação começa em 2 de abril


Bobs-2014_Milestoneposting_VotingStarts_600x240px

Agradecemos o grande número de inscrições no The Bobs 2014. Neste ano, recebemos mais de 3.000 candidatos.

E agora?

Nas próximas semanas, o nosso júri internacional tem muito trabalho pela frente. Primeiramente, os jurados irão avaliar todos os sites, blogs e projetos e, então, irão escolher os nomeados em todas as categorias do concurso.

Sigam o exemplo!

A partir de 2 de abril de 2014, vocês poderão conhecer todos os candidatos de todas as categorias na página do concurso. Em todas as línguas encontram-se projetos inspiradores. Deem uma olhada a partir de abril – todos os candidatos de todas as línguas serão apresentados em inglês.

A votação termina no dia 7 de maio. Até lá, vocês poderão votar em seus candidatos prediletos e ajudar a escolher os vencedores dos Prêmios do Público.

Inscreva agora seus candidatos no The Bobs 2014!


Bobs-2014_Milestoneposting_submitNow_600x240px

A partir de agora, vocês poderão inscrever os seus candidatos na décima edição do The Bobs. Até o dia 5 de março, vocês poderão sugerir os blogs e websites preferidos, para um público internacional. As inscrições poderão ser feitas em 14 línguas.

Também neste ano de aniversário, queremos homenagear pessoas e projetos que se engajam, de forma exemplar na web, pela liberdade de expressão, direitos humanos e sociedade civil.

Quem pode participar?

Os sites sugeridos podem ser escritos em uma das 14 línguas do concurso (alemão, árabe, bengali, chinês, espanhol, francês, híndi, indonésio, inglês, persa, português, russo, turco e ucraniano). Os websites devem ser de livre acesso – ou seja, sem restrição de senha. Em quase todas as categorias, todos os formatos podem ser propostos. Não há limites para a criatividade de vocês. Também é possível inscrever páginas do Facebook, canais do Youtube, microblogs, podcasts etc. A única exceção é a nossa categoria principal “Melhor Blog”. Aqui estamos procurando, obviamente, um blog. Todas as demais informações podem ser encontradas na rubrica regras.

Multilinguismo é a chave

Todos os candidatos inscritos serão avaliados por nosso júri internacional. Neste ano, os novatos entre os jurados são Erkan Saka da Turquia, Renata Avila da Guatemala, Alexandre Youssef do Brasil, Florian Ngimbis da República dos Camarões, Viktoria Siumar da Ucrânia, Alissa Wahid da Indonésia e Rohini Lakshané da India. Todos os 15 jurados irão avaliar os candidatos de vocês e, a partir de 5 de março, irão escolher os finalistas. Todas as demais datas do concurso podem ser encontradas em cronograma.

Vencedores do Prêmio do Júri serão convidados para ir à Alemanha

No dia 7 de maio de 2014, serão anunciados os vencedores dos Prêmios do Júri e da votação online. Os vencedores dos Prêmios do Júri serão convidados pela Deutsche Welle para participar da cerimônia de premiação no Global Media Forum em Bonn (30 de junho a 2 de julho). O tema da conferência internacional de mídia deste ano é “Da informação à participação – os desafios da mídia”. A etiqueta para o The Bobs deste ano é #thebobs14. Estamos ansiosos pelo feedback de vocês no Facebook ou pelo Twitter.

Agora mais do que nunca!


_theBOBS_starting_soon

A décima edição do The Bobs terá início às 12h CET (hora central europeia) do dia 5 de fevereiro de 2014. A partir daí, candidatos em 14 línguas poderão se inscrever através de nossa página de internet. Estamos ansiosos em conhecer em breve mais uma vez projetos sensacionais e pessoas engajadas de tantas regiões do mundo.

Durante quatro semanas, iremos receber as inscrições através da internet, passando-as posteriormente para o nosso júri internacional. Os jurados então irão escolher os finalistas em todas as línguas.

Gostaríamos de saudar, como novatos no júri, Erkan Saka da Turquia, Renata Avila da Guatemala, Alê Youssef do Brasil, Florian Ngimbis da República dos Camarões, Victoria Siumar da Ucrânia e Rohini Lakshané da Índia. No Bobs, cada jurado representa uma língua e apresenta os respectivos candidatos na reunião do júri em Berlim. Quase metade dos membros do júri é mudada a cada ano. Isso acontece para que tenhamos, regularmente, novos ventos e novas ideias por parte do júri. Para nós, isso nem sempre é fácil após alguns anos de convivência e bom trabalho. Na seção História estão listados todos os jurados desde 2004, com seus perfis no Twitter. Por favor, siga-os nas redes sociais. Trata-se de pessoas sensacionais e grandes conhecedores da internet em suas regiões. Nós continuaremos em contato!

Na seção História, também listamos todos os ganhadores dos Prêmios do Júri e dos Prêmios do Público desde 2004. Infelizmente, algumas dessas páginas de internet não estão mais online. Em parte por motivos pessoais, em parte de forma involuntária, já que os iniciadores dessas páginas podem se encontrar presos em seus países. Esta é a parte triste do trabalho do Bobs. Recebemos regularmente notícias sobre perseguições ou prisões de vencedores, nomeados ou outros ativistas. Temos sempre a esperança de que o reconhecimento através de um prêmio internacional como o Bobs possa protegê-los do pior. Esse também é uma importante razão para que a Deutsche Welle organize esse prêmio desde 2004.

A internet mudou completamente nos dez anos de existência do Bobs. Ela se tornou um meio e um espaço de comunicação que afeta cada um de nós. Infelizmente, sobretudo no ano passado, percebemos o poder de um lado muito obscuro da internet. Governos e serviços de inteligência desenvolveram formas de monitoramento, antes consideradas impensáveis. Por isso, mais do que nunca, queremos buscar no lado positivo da internet pessoas e projetos que utilizem as possibilidades da web para proteger a liberdade de expressão e fortalecer instituições e processos democráticos.

Contamos com as muitas sugestões de vocês.