Acesse o conteúdo


Deutsche Welle anuncia prêmios de ativismo online 2015


02-Gewinner-stehen-fest-Milestoneposting_600x240px

O júri internacional do The Bobs escolheu os premiados de 2015. Além dos prêmios das categorias internacionais selecionados pelo júri, internautas de todo o mundo escolheram os vencedores das 14 categorias por idioma.

Neste fim de semana, em Berlim, a competição entre candidatos de diferentes regiões linguísticas, ou seja, a particularidade do concurso internacional de ativismo online da Deutsche Welle ocupou o júri do The Bobs – O Melhor do Ativismo Online.

Após engajadas discussões, os jurados entraram em consenso sobre a premiação de projetos online provenientes da Síria, do México e de Bangladesh. Paralelamente à decisão do júri, os usuários escolheram os vencedores nas categorias por idioma. Neste ano, houve cerca de 30.000 votos.

O ganhador do prêmio de Favorito do Público em Português é o Coletivo Papo Reto. Trata-se de um coletivo de comunicação independente formado por jovens moradores das comunidades cariocas Complexos do Alemão e Penha. O Papo Reto tem como objetivo propagar notícias dentro da favela, mas também mostra a realidade do morro, tornando-se um canal “do favelado para a própria favela”. O site oferece uma alternativa à forma como a mídia tradicional retrata a realidade da comunidade.

Maurício Santoro é o jurado para a língua portuguesa deste ano. Santoro é professor do Departamento de Relações Internacionais da Universidade Estadual do Rio de Janeiro e colaborador da Anistia Internacional.

Mudança Social

O vencedor da categoria Mudança Social foi o site bengalês Mukto Mona . Após a trágica morte de seu marido, Avijit Roy, a blogueira Rafida Bonya Ahmed prometeu continuar a falar sobre secularismo e ciência. Fundamentalistas em seu país tentam impedir isso e divulgaram um lista da morte com o nome de 84 blogueiros e jornalistas. Oito deles já foram assassinados.

Seu marido Roy, um blogueiro de renome, foi atacado e morto por desconhecidos em Dacca, em 26 de fevereiro de 2015. Ele era conhecido pela postura crítica que assumiu frente ao fundamentalismo religioso. De acordo com o jurado do Bobs de Bangladesh, Shahidul Alam, o prêmio chama a atenção para blogueiros corajosos e que assumem muitos riscos.

Privacidade e Segurança

Em 2015, o premiado nesta categoria foi o espaço hacker e website mexicano Rancho Eletrónico. Ele possibilita a um público regional o acesso a conversas de alto nível em torno da segurança na web e da internet aberta e livre. Além disso, os blogueiros organizam workshops e eventos, que possibilitam o contato direto com usuários e a construção de uma comunidade.

Segundo a jurada para língua espanhola Renata Avila, o objetivo dessa plataforma é superar o abismo digital. “Os criadores deste site encontraram uma maneira criativa de capacitar as pessoas no uso de novas tecnologias, em vez de somente esclarecê-las sobre determinados assuntos. Neste projeto, as pessoas estão em primeiro plano, não as ferramentas”, justificou Renata Avila a decisão do júri.

Artes & Mídia        

Neste ano, o prêmio da categoria Artes & Mídia foi para o projeto online Zaytou, the little refugee ou Zaytou, o pequeno refugiado.  Trata-se de um videogame onde o usuário assume o papel de um menino palestino que procura um novo abrigo depois que o campo de refugiados de Yarmouk, ao sul de Damasco, foi destruído pelo regime sírio.

A história de Zaytoun representa a vida de muitos refugiados dos Territórios Palestinos, que tiveram de abandonar a sua terra natal e lutam agora por suas vidas também em campos de refugiados sírios.

A jurada e ativista hispano-síria Leila Nachawati justificou a escolha: “Escutamos muito sobre a Síria, mas pouco sabemos sobre o cotidiano dos afetados. Este projeto nos mostra e nos dá esperança de que, por meio da criatividade, inovação e da mídia, a arte possa surgir desse estado de miséria.”

Prêmio Freedom of Speech da Deutsche Welle

Além das 17 categorias do concurso, neste ano, a Deutsche Welle concedeu pela primeira vez o Prêmio Freedom of Speech (Liberdade de Expressão). O prêmio vai para uma pessoa ou iniciativa que luta de forma excepcional no mundo digital pelo direito humano à liberdade de expressão. Já no final de fevereiro, o blogueiro saudita Raif Badawi havia sido agraciado com esse prêmio da Deutsche Welle.

Em maio de 2014, o ativista de 31 anos foi condenado pela justiça saudita a mil chibatadas, dez anos de prisão e a uma multa de cerca de 200 mil euros. O blogueiro luta há anos pela liberdade de expressão em seu país. Em seu site Liberais sauditas livres, ele aponta abusos políticos e sociais na Arábia Saudita. Ele foi preso pela primeira vez há sete anos sob o pretexto de iniciar uma “página eletrônica” que insulta o islã.

Premiação no Global Media Forum

O ganhador do Prêmio Liberdade de Expressão e os vencedores dos Prêmios do Júri nas três categorias internacionais serão agraciados no dia 23 de junho de 2015 durante o Deutsche Welle Global Media Forum em Bonn.

A votação vai até 3 de maio


O período de votação para o Bobs 2015 vai até às 9h CET (Hora Central Europeia) do dia 3 de maio. Até lá, você pode decidir o vencedor de cada uma das 14 línguas da competição.

Fraude não tem vez

Até este momento da votação, encontramos alguns votos inválidos e os subtraímos. Assim, em algumas categorias, houve mudanças de posição. Ressaltamos que examinamos imediatamente a validade de cada voto. Todos os votos são avaliados e exibidos na página. Mais informações, pode-se encontrar em Regras.

Júri decide três categorias em maio

Os vencedores das categorias Mudança social, Privacidade e Segurança, e Artes & Mídia serão determinados no início de maio pelo júri internacional. Os vencedores dessas três categorias estão convidados para a cerimônia de premiação em Bonn no contexto do Global Media Forum da Deutsche Welle (22-24 junho).

Desejamos a todos os indicados a melhor sorte!

Votação de 2015 está aberta!


Buzzer-Bobs-2015_Milestoneposting_600x240px

Vocês escolhem: 70 finalistas em 14 línguas participam da última etapa do Bobs 2015. Até o próximo dia 3 de maio, o seu voto poderá decidir quem será o vencedor de cada uma das 14 línguas da categoria Favoritos do Público.

Neste ano, foram inscritos mais de 4.800 blogs e projetos online de todo o mundo. Certamente, não será fácil para o júri internacional escolher os finalistas de todas as categorias. Assim, agradecemos de antemão aos nossos jurados.

As regras para votar são fáceis: a cada 24 horas é possível votar uma vez em cada categoria. Os candidatos com o maior número de votos são os vencedores dos Prêmios do Público. Mais informações podem ser encontradas na rubrica Regras.

Os vencedores das três categorias internacionais serão escolhidos pelo júri no início de maio em Berlim. Os ganhadores serão convidados a participar do Deutsche Welle Global Media Forum, onde receberão seu prêmio em cerimônia a ser realizada em 23 de junho próximo.

Desejamos boa sorte a todos os candidatos.

Obrigado pelas inscrições!


Bobs-2015_Milestoneposting_600x240px_01

Agradecemos pelas sugestões para o Bobs 2015. Neste ano, foram inscritos 4.800 blogs, sites e projetos online no concurso de ativismo online da Deutsche Welle.

O que acontece agora?

Nas próximas semanas, o nosso júri internacional vai ter muito que fazer. Primeiramente, os jurados vão avaliar os sites, blogs e projetos inscritos e determinar os nomeados em todas as categorias do concurso.

Inspirem-se!

A partir de 9 de abril de 2015, vocês poderão conhecer todos os candidatos em todas as categorias na página do concurso. Mesmo que não seja a sua língua, vale a pena também dar uma olhada nos demais candidatos. Ali, vocês encontra os mais inspiradores projetos e ideias. Todos os nomeados em todas as línguas também serão apresentados ao menos em inglês. Para os candidatos das três categorias principais há também uma pequena descrição em cada uma das 14 línguas do concurso.

Prêmios do Júri e Prêmios do Público

Nas 14 categorias por idioma, vocês poderão votar a partir de 9 de abril e escolher o Favorito do Público em Português, como também em Árabe ou Ucraniano, por exemplo. A votação termina em 3 de maio.

O júri se encontra no dia 2 de maio em Berlim, para escolher os vencedores das três categorias internacionais. Os jurados vão discutir durante todo um dia e escolher os ganhadores por decisão de maioria.

Então fiquem atentos! A partir de 9 de abril vocês poderão enviar seu voto.